quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Oficina Pedagógica:Processo de Alfabetização

Maibe Aguiar e colegas da UNEB/XV com crianças na oficina pedagógica

 
 Maibe Aguiar com a professora Rosiane Costa- Pedagoga pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB CAMPUS XV Valença, Pós-graduada em Psicopedagogia e Especialista em Educação Matemática
 

 No dia 17 de setembo, no auditório da UNEB/CAMPUS XV, na cidade de Valença-Ba, ocorreu a culminância da oficina pedagógica da disciplida Processo de alfabetização tendo como organizadora a pofessora Rosiane Costa (informação). 
 Com base na teoria da psicogênese de Emília Ferreiro foram desenvolvidas atividades que permitissem identificar a fase de aprendizagem da criança  que foi “adotada” por cada equipe. Assim as atividades foram subdivididas em três etapas: Primeiramente foram as de diagnóstico da fase da criança, posteriormente atividades de língua portuguesa e matemática que visaram contribuir na sua alfabetização e por fim, sabendo que criança gosta mesmo é de coisas de crianças, foi realizado um encontro com todas as crianças que participaram da oficina, onde foram expostas e entregas às crianças as atividades construídas no decorrer da oficina
Nesse encontro buscou-se deixar um pouco de lado as atividades de alfabetização e proporcionar momentos de interação e descontração para as crianças.
O ambiente foi decorado com figuras, balões, ursos e os trabalhos feitos por eles ao longo dos encontros. Alguns dos membros das equipes estavam fantasiados para dar um sentido de magia à festa. As apresentações das crianças foram feitas através de fotos em slides onde elas puderam se reconhecer e conhecer as demais que estavam presentes. Elas ficaram felizes com a historia de João e Maria, a qual muitos já conheciam, narrada e dublada por alguns colegas. Isso fez com que eles se sentiram mais a vontade para contaram também suas historias, criados no Livro Imagético.  Foram proporcionadas também brincadeiras como: Amarelinha, Morto e vivo, Cantigas de Roda. Visando resgatar brincadeiras que foram tão populares nos tempos dos pais e avós deles. Eles aprenderam depressa as brincadeiras e se divertiram juntos com os adultos que estavam aproveitando o momento para ser um pouco criança também.
 Depois das brincadeiras foi o momento de deliciarem-se com os doces da casinha da bruxa da história narrada e também salgados, bolos, refrigerantes e pipocas, feitos com muito carinho para agradecer a participação de todas as crianças que fizeram parte da oficina e que contribuíram para o nosso aprendizado. 

Texto: Cleide Cardoso, Leide Borges e Maibe Aguiar (graduandas em pedagogia-UNEB/CAMPUS XV)

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